Brasão de Armas da Família Carvalhal
Brasão de Armas
Brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações.
O desenho de um brasão é normalmente colocado num suporte em forma de escudo que representa a arma de defesa usada pelos guerreiros medievais. Era comum, sobretudo nos séculos XIV e XV, os brasões serem pintados ou bordados sobre o vestuário de proteção usado pelos homens. No entanto, o desenho pode ser representado sobre outros suportes, como bandeiras, vestuário, elementos arquitetônicos, mobiliário, objetos pessoais, etc.
A partir do século XIX, com a ascensão da burguesia ao poder e o declínio da aristocracia, o brasão foi perdendo a sua importância.
-.-
Família Carvalhal
No Brasão de Armas da família Carvalhal alguns emblemas podem ser identificados:
- a cor azul: emblema da fidelidade
- a cor vermelho: emblema da coragem
- a figura do carvalho: emblema da força
- a figura da torre: emblema da fortaleza.
Abaixo temos algumas variações do Variações do desenho do brasão de armas do chefe da família Carvalhal. O mesmo desenho era atribuído a Carvalhaes ou Carvalhais, Carvalhos ou Carvalho.
-
1509
Ref.: LIVRO DO ARMEIRO-MOR
Por João do Cró (ou João du Cros), cujas armas figuram junto da sua assinatura. Códice iluminado, que foi mandado fazer por D. Manuel, e fixou os brasões existentes, o verdadeiro cânon, num tempo em que havia grandes arbitrariedades no uso das armas.
-------------------------------------------
1521
Ref.: LIVRO DA NOBREZA E DA PERFEIÇÃO DAS ARMAS DOS REIS CRISTÃOS E NOBRES LINHAGENS DOS REINOS E SENHORIOS DE PORTUGAL
Por António Godinho, escrivão da Câmara d'el-rei D. João III, mas o códice foi começado em tempo de D. Manuel.
-------------------------------------------
1675
Ref.: TOMBO DAS ARMAS DOS REIS E TITULARES E DE TODAS AS FAMÍLIAS NOBRES DO REINO DE PORTUGAL INTITULADO COM O NOME DE TESOURO DE NOBREZA
Por Francisco Coelho.
-------------------------------------------
1709
Ref.: Brasão pintado na porta de uma cadeirinha da família Carvalhal de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal.
-------------------------------------------
1873
Ref.: TESOURO DA NOBREZA DE PORTUGAL
Por Frei Manuel de Santo António e Silva.
-.-
Comentários
Postar um comentário